9 de fev. de 2014

Guia

- Em qualquer das páginas da Wikipedia é possível "Criar conta" clicando no link disponível no topo direito da página. Apesar de não ser obrigatória para editar a maioria das páginas, essa identificação permite avaliar as contribuições de cada aluno. Você pode aproveitar a oportunidade para discutir o anonimato e a responsabilidade pelas informações publicadas na internet com a identificação de seu autor. um dos critérios que podem ser empregados para identificar fontes de maior credibilidade.
- Os estudantes podem procurar verbetes de temas que os interessem ou de temas que estudam em outras disciplinas. A partir do verbete, procurar as fontes das informações mencionadas ou outros dados para complementar o verbete. Incentive a utilização de fontes confiáveis, apresentando pesquisas em ferramentas de busca qualificadas, como sites de notícias com credibilidade, portais de pesquisa escolar ou o Google Acadêmico
- É importante, na hora de produzir o texto, frisar que os estudantes não podem somente "copiar e colar". Eles  devem formular de forma clara, em suas palavras, as informações mais importantes que pesquisaram.
- É possível editar a maioria dos artigos na Wikipedia clicando na aba "Editar", no topo da página, acrescentando o texto no campo central e clicando em "Gravar Página", embaixo.
- Links podem ser produzidos colocando o endereço entre colchetes: [www. site.exemplo.com.br]
- A citação das informações devem vir com esse código: Escreva aqui a fonte da informação - os formatos de citação mais frequentes podem ser encontrados neste link.
- É possível também consultar o Guia de edição da Wikipedia para outros comandos mais sofisticados para edição de texto, se os alunos desejarem.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-conhecimento-wiki-741243.shtml

Nenhum comentário: