11 de mai. de 2011

“Poesia Para Todos” leva poesias de estudantes do 2º ano a bibliotecas e espaços não-escolares.


Seguindo a tradição da Escola Rural em oferecer atividades diferenciadas aos seus estudantes, o professor de Literatura Anderson Alves iniciou o Romantismo brasileiro – conteúdo de 2º ano – com o projeto “Poesia Para Todos”. O projeto saiu da sala de aula para invadir as dependências e o pátio da escola, bibliotecas e mesas de alguns cafés e restaurantes da cidade de Osório. Com a finalidade de aproximar o jovem da poesia romântica brasileira, o projeto – elaborado e coordenado pelo professor Anderson – foi apresentado às turmas 204, 205 e 206 no início do mês de abril.
O objetivo de se trabalhar a poesia, primeiramente em sala de aula e depois socializá-la entre colegas e sociedade, é o de estimular a oralidade, o processo artístico na produção de um texto em verso ou prosa, a criatividade e a reflexão. O gosto pela leitura e pela escrita só se dará quando o ato de “ler e escrever” não for uma tarefa meramente escolar, e sim uma prática da vida cotidiana da sociedade. E ele, estudante, se reconheça no decorrer do processo ensino aprendizagem como sujeito que tem voz, que produz, e não um espectador do conhecimento transferido.
Usar a criatividade para “socializar” a poesia foi o principal critério exigido pelo professor, podendo o estudante apresentar seu trabalho de diversas formas. Em sala de, através de recital poético, esquetes teatrais, apresentações de slide e de vídeo, poesia musicalizada, atividades lúdicas com participação dos colegas. Alguns grupos preferiram levar a poesia para a rua, expondo os versos em locais públicos, através de marcadores de páginas, pergaminhos em galerias, poesias nas mesas de espaços gastronômicos – Bom Goumert, Café Central e Café com Letras –, leituras de poesia para públicos distintos e lugares incomuns, como, por exemplo, na Rádio Osório. O envolvimento apaixonado e o compromisso dos estudantes em disseminar a poesia pela cidade é o que transformou o projeto em sucesso.
O encerramento da primeira fase do projeto culminou em um bate-papo e leitura de várias poesias no programa “Documentário” da Rádio Osório, comandado pelo radialista Arli Correa, na tarde do último dia 25 de abril. Participaram da tarde cultural os estudantes João Daniel Dias, Carine Cortinaz e Caroline Rodrigues, todos da turma 204 (o Vitor, também do grupo, não pôde estar presente) e o professor Anderson. Entre os assuntos, o período do Romantismo no Brasil, vida e obra do poeta Casimiro de Abreu, bem como a importância da leitura e da escrita na vida de cada um dos estudantes ali presentes.

Texto para o Jornal da Rural
Texto: Professor Anderson
Fotos em BREVE.

Nenhum comentário: